Na próxima terça-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Santa Maria vai realizar a posse de uma comissão inédita. Pela primeira vez, o órgão vai instituir a Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero, que terá o objetivo de discutir e atuar em causas de direitos LGBTQI+. Conforme o presidente da comissão, o advogado Alberto Barreto Goerch, a iniciativa tem uma representatividade muito forte para o público que será abrangido.
- Antes, assuntos desse tipo eram tratados pela Comissão de Direitos Humanos. Agora, é um momento histórico, porque será uma comissão independente, e iremos estar disponíveis para atuar na defesa desses direitos. Uma das frentes será a capacitação dos advogados para que possam atuar nesta frente. O Direito é uma área que tem, no geral, alguns conceitos engessados, então será muito importante para nós - comentou o advogado.
Moradores fazem abaixo-assinado por reforma na Praça dos Bombeiros
Além de Alberto, também irão compor a comissão, neste primeiro momento, outros quatro advogados: Renata Quartiero (vice-presidente) e Nara Zari Lemos Budiño, Matheus Rogério Rigui Bueno e Marcelo Furlan. Conforme Alberto, haverá um novo edital, que deve ser lançado no final de junho, para que outros advogados integrem a equipe.
A posse da comissão será realizada a partir das 11h, no auditório da OAB Santa Maria, que fica na Alameda Buenos Aires, 323. A atividade é aberta ao público.